Av. Visconde de Guarapuava, 3965 - 2º Andar - Cj: 04, Centro - Curitiba/PR

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Saiba o que é cibersegurança e por que é primordial para o seu negócio

Cibersegurança é um novo termo da língua portuguesa e, justamente por este ar de novidade, ainda não está no vocabulário diário da maioria da população.

Cibersegurança é um novo termo da língua portuguesa e, justamente por este ar de novidade, ainda não está no vocabulário diário da maioria da população. Bom, alguns mais antenados vão dizer que não é uma palavra tão nova, então, é bom pontuar que é novíssima se considerarmos apenas os últimos 100 anos de história da humanidade.

Mas, mesmo que não conheça o termo, você pode imaginar que tem a ver com segurança cibernética, não mesmo? “Mas e o que isso tem a ver com o meu negócio?”, você pode estar se perguntando. Sem rodeios, podemos dizer que tem tudo a ver!

Afinal, falar de cibersegurança também é falar do avanço tecnológico que impacta no dia a dia das pessoas e, consequentemente, no mundo dos negócios. Mas sabe por quê? Bom, para esclarecer isso é bom dar um passo para trás e falar em segurança da informação.

O que é segurança da informação?

Se pararmos para pensar um pouco no funcionamento das empresas e dos negócios de hoje em dia, vamos observar que existe uma massiva coleta de dados. Sejam dados dos clientes, dos produtos, dos serviços, de comunicação, esta gama gigante de informações tem um grande valor. E como podemos imaginar, tudo o que há valor atrai a atenção de pessoas mal-intencionadas, não é mesmo?

E, basicamente, a segurança da informação tem como objetivo reduzir os riscos de perda de dados seja ela por qualquer meio, digital ou físico. Ela engloba cuidados que buscam garantir a confidencialidade, a integridade, a disponibilidade e a autenticidade das informações transmitidas, armazenadas ou processadas através de mensagem verbal, eletrônica, escrita e impressa.

Além disso, também está ligada ao gerenciamento de pessoas, segurança física e cumprimento de normas de cada organização. Ou seja, a proteção de todos os dados sigilosos da empresa, independente do formato.

O que é cibersegurança?

Bom, agora que já entendemos o que é segurança da informação ficou mais fácil de compreender o que é cibersegurança, pois ela é uma parte da segurança da informação.

Ou seja, a cibersegurança tem foco na informação digital que está em aplicativos e serviços, por exemplo. Ela é voltada para a proteção e defesa de hardwares, softwares, redes, infraestruturas e programas no que é chamado de “ciberespaço”. Em outras palavras, consiste na defesa contra possíveis ataques cibernéticos.

Por que a cibersegurança é primordial para o seu negócio?

Como dissemos, a tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia, e a internet virou um recurso indispensável para as empresas. Porém ela pode deixar a sua empresa vulnerável, e você fica exposto a ataques cibernéticos que visam vazar dados, compras fraudulentas, entre muitos outros tipos de ataques.